Telemetria avançada utilizando rede CAN contribui para uma condução ECONÔMICA, SEGURA e EFICIENTE
Primeiro hardware desenvolvido especificamente para motos, carros, caminhões, máquinas e embarcações com circulação nacional. Inovação e tecnologia de ponta totalmente desenvolvida no Brasil.
O que é telemetria?
Medir informações remotamente de um veículo coletando a maior quantidade de dados possíveis e enviando todos os parâmetros para uma plataforma.
O que é rede CAN?
Uma rede de comunicação inteligente composta por dois fios, sua função é fazer a conexão e transmitir todos os parâmetros de um veículo entre seus módulos ECUs.
Por que usar o FleetTalk?
Muitas empresas focam sua redução de custo somente em consumo de combustível, realmente há alguns casos de motoristas que atingiram uma ótima média de consumo, mas quando calculamos os custos com desgaste de pneus, eixos, motor, entre outras manutenções, acabam trazendo muito mais prejuízo. Acontece que só a média de consumo não é um critério para entender realmente o que acontece em um veículo é preciso calcular vários parâmetros.
Analisando o exemplo de um motorista com uma média ruim, quando há uma cobrança de seu gestor, muitos não sabem o que fazer para melhorar, não sabem se tem que diminuir a velocidade, acelerar menos, se está utilizando as faixar de RPM de maneira adequada, só dizer para o motorista que ele tem que melhorar é uma informação muito vaga.
O FleetTalk entrega mais de 80 parâmetros de um veículo, e vai mostrando quanto que o motorista passou em cada faixa de velocidade, faixa de aceleração, a porcentagem do acelerador ele utilizou, a faixa de frenagem, se utilizou freio motor, tempo de utilização do pedal do freio, se está utilizando o freio da carreta, mostra o comportamento do motorista em aclive, como ele utiliza o RPM, como usa o acelerador, identifica quando o veículo está no seu modo mais econômico de condução, se está usando muita banguela, informações sobre o uso da turbina, entre outros parâmetros. Desta forma o gestor sabe qual aspecto o motorista tem que melhorar.
Exemplo de um motorista que durante toda viagem dirige de maneira correta, porém quando chega em uma subida, performa tão mal que acaba acarretando a média de consumo, outro exemplo para ficar bem claro quando os custos ficam muito altos, através dos relatórios o gestor consegue ver se o motorista utiliza o freio motor corretamente ou muito o pedal do freio, acarretando desgaste excessivo dos pneus.
Alguns modelos de relatórios disponíveis no FleetTalk
Click na imagem para ampliar
Sabendo hoje que muitas empresas trabalham com incentivos em forma de bonificações, a solução FleetTalk faz uma análise detalhada da condução calculando todos os critérios e entrega um ranking com a pontuação dos motoristas.
A telemetria básica é o que consideramos a apresentação de parâmetros diretos do veículo, como:
- Hodômetro real do veículo
- Velocidade
- RPM
- Nível de combustível
- Total de litros consumidos
- Temperatura do líquido de arrefecimento
- Total de horas do motor
- Status do farol
- Peso no eixo
Já a telemetria avançada é uma funcionalidade em que é processado vários parâmetros em tempo real, e entrega um panorama completo da condução do veículo e performance do motorista:
- Faixas de utilização de velocidade
- Faixas de utilização de RPM
- Faixas de utilização de freio
- Faixas de utilização do acelerador
- Litros consumidos em movimento e em lenta
- Tempo em movimento e em lenta
- Uso de freios auxiliares
- Uso de turbo
- Uso da inércia do veículo
- Tempo em chuva
- Tempo patinando
E por último, a geração de eventos, também é toda processada através da rede CAN:
- Excessos de velocidade
- Excessos de velocidade em chuva
- Excessos de RPM em movimento
- Excessos de RPM parado
- Banguela
- Uso de cinto de segurança
- Nível de combustível crítico
- Temperatura do motor crítica
As principais vantagens dessa tecnologia:
- Diminuição de riscos
- Suporte em situações de emergência
- Redução de custos
- Controle de condução de motoristas
- Aumento da produtividade
- Melhoria na gestão
- Condução econômica
- Prevenção de acidentes
- Gestão de frotas
- Controle da jornada de motoristas