O que é rastreador veicular e como ele funciona?

Rastreadores Veiculares

O que é rastreador veicular e como ele funciona?

Rastreador Veicular

O rastreador veicular é um equipamento eletrônico pequeno, composto por um GPS, Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) para obter a localização, e uma das tecnologias: GSM, SMS, GPRS ou via Satélite, serve para transmitir os dados obtidos pelo GPS a empresa de rastreamento veicular ou ao próprio celular do proprietário do veiculo, podendo ter bloqueio ou não, oferecem dados sobre a movimentação do carro, velocidades, deslocamentos e até mesmo parâmetros relacionados à condição dele.

Alguns modelos conta com bateria interna, bluetooth e entrada serial para I-button (dispositivo que informa o nome do condutor, libera a partida do veiculo e abre a jornada de trabalho no sistema), travas de portas, medidores de temperatura (especifico para caminhões frigoríficos), sensores para caçambas basculantes e betoneiras (conta o numero de descargas). Em sua maioria oferece um botão pânico para os casos de sequestro.

O GPS recebe as informações de latitude e longitude dos satélites na órbita terrestre, processa estas coordenadas geográficas dentro do equipamento e as reúne com as informações dos sensores e atuadores presentes no equipamento, funciona em qualquer lugar do planeta, mas precisa de visibilidade a céu aberto para registrar a localização correta. Em locais fechados como estacionamentos cobertos e garagens subterrâneas, a qualidade do sinal diminui. A precisão típica de uma localização GPS é de 15 metros, podendo chegar até 2 metros de precisão em lugares de bom sinal.

Como funciona?

Os rastreadores precisam de um chip especial de telefonia para funcionar. Hoje temos os chamados m2m e uma nova tecnologia lançada a pouco tempo no Brasil, que são os chips multi operadoras, graças a eles podemos reunir Vivo, Oi, Claro e Tim em um único Sim Card, mas poucas empresas contam com essa tecnologia por desconhecer os serviços e benefícios que ela nos trás.

É através desses chips que o dispositivo consegue se comunicar em tempo real com a empresa de rastreamento veicular ou próprio celular do proprietário do veiculo fazendo uso da Internet, as informações são obtidas dos satélites e mostradas em um mapa para que o usuário acesse os dados finais e localize o veículo, assim, os proprietários sabem onde seus carros passaram, onde estão e a que velocidades andaram. Podendo inclusive, se preferir, importar as informações de latitude e longitude para visualizar no google maps.

Sua instalação pode levar de uma a duas horas, dependendo das configurações exigidas pelo usuário, é realizada em local sigiloso e de difícil acesso para dificultar sua localização em caso de furto ou roubo. Na maioria dos casos para realizar o bloqueio do veículo o equipamento trabalha em conjunto com um relé auxiliar especial, sua instalação deve ser realizada para bloquear, de forma que, quando bloqueado não consuma bateria e caso aconteça alguma pane ou defeito no dispositivo relé, o mesmo não interfira no funcionamento do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tire suas duvidas.